21 de Janeiro, quinta feira, no Restaurante "A Caravela D'Ouro", em Algés, pelas 12,30 horas.
O almoço temático deste mês terá por tema:
Portugal no seu Imaginário. Do passado ao futuro.
Uma visão de cidadão e marinheiro
Socorremo-nos do subtítulo para a apresentação do tema e do autor, presentes no nosso almoço. O autor, cidadão ativo e que se disponibilizou para trazer até nós um trabalho criterioso apoiado em extensa bibliografia e profunda reflexão. Trata-se de uma peça com uma indelével marca de verticalidade e objetividade a que não será totalmente estranha o percurso e curriculum profissional do cidadão João Manuel Lopes Pires Neves, também, recorde-se, marinheiro, com uma carreira diversificada e enriquecedora (1) que o levou até Vice-almirante e Vice Chefe do Estado Maior da Armada.
João Pires Neves, lembra-nos o que fomos e as “ferramentas” que tão bem soubemos encontrar e utilizar na construção do período de excelência da nossa história (Séc XV e XVI). Em flashes sucessivos disserta, sobre os ciclos da Índia, do Brasil e África; os altos e baixos, as lutas liberais. Alianças, ultimatos; o início da saga do endividamento do “estado” (então coroa). As influências externas, diretas ou não, a queda da monarquia, as Guerras Mundiais e Colonial até chegarmos ao passado recente com o fim do Império e integração na comunidade europeia.
Chegados ao PRESENTE o autor dá-nos a sua visão alargada, sustentada e objetiva de Portugal e da Europa política, económica e financeira dos nossos dias (bem diferente do deslumbramento de 1986). A elaboração de uma agenda de pontos críticos é, ponto de partida para o convite à participação coletiva, no encontrar de soluções e resposta aos desafios que que temos de vencer para garantir O NOSSO FUTURO E NACIONALIDADE.
A riqueza da informação a par do caráter imparcial de toda a comunicação, leva-nos a recomendar a vossa presença e participação na audição e debate de uma matéria tão oportuna e candente neste período da vida nacional.
O Vice almirante João Pires Neves, na situação de reforma, cumpriu como oficial subalterno e superior comissões de embarque no mar com diferentes funções e responsabilidades e inevitável passagem por África; Adido Naval em Londres. Como oficial do Estado Maior da Armada e depois já como oficial general, exerceu cargos de direção no ex- Instituto Superior Naval de Guerra, onde já tinha sido professor e diretor de curso, assessorou ministros, superintendeu os Serviços de Pessoal e foi Vice Chefe do Estado Maior da Armada.
Condecorado por diversas vezes com destaque para a Grã Cruz da Ordem Militar de Avis e duas Medalhas de Ouro e cinco de Prata de Serviços Distintos.
Atualmente integra o corpo diretivo do Instituto D. João de Castro, instituição que tem por objetivo a realização de estudos de caráter político e social sobre a sociedade e história portuguesa numa perspetiva de atualidade, futuro e relações internacionais. Preside ao Instituto Português da Conjuntura Estratégica e é membro efetivo da Academia de Marinha.
O programa do almoço é o seguinte:
12,30 horas - Recepção (aperitivos diversos);
13,00 horas - Almoço (sopa, bacalhau à minhota, bebidas, sobremesa e café).
14,30 horas - Exposição sobre o tema " Portugal no seu Imaginário. Do passado ao futuro" pelo Vice Almirante Sr. Pires Neves.
O custo do almoço é de 18,50 euros.
As inscrições devem ser feitas até ao dia 18 de Janeiro, para:
Vitor Fernandes -Tlf: 219160997- Tlm: 965376365 - email: vmgfernandes@gmail.com
Carlos Ligeiro-Tlf: 218080642-Tlm: 912066560 - email: carlos.ligeiro11@gmail.com
AATS/AATIB: email: aatimpbon@gmail.com