Dia 10 de Maio visitámos o Centro Ismaili em Lisboa, inaugurado a 11 de Julho de 1998 com a presença do príncipe Aga Khan, 49º imã da comunidade Ismaili.
Fomos recebidos no átrio principal do edifício, e após uma breve explicação sobre a filosofia e tradições da arquitectura nos contextos islâmicos do oriente, combinando-os com as da Península Ibérica, passámos por um pátio ajardinado para aceder aos restantes espaços.
Visitámos a sala de orações, onde a comunidade se reúne para a prática religiosa, tendo sido abordado o tema da sucessão, desde o Profeta Maomé até à presente data. O actual imã Príncipe Aga Khan é o líder espiritual da comunidade interpretando e aplicando os textos do Alcorão à realidade actual.
Quando saímos do edifício e passámos aos jardins propriamente ditos, encontramos quatro zonas distintas, organizadas de acordo com uma função e tema diferente. Além do Jardim dos Pinheiros que envolve a zona de acesso, existe o Jardim dos Frutos, em que existem diversas árvores de fruto com destaque para a laranjeira – amarga.